Reforço de ALERTA!
Conforme mencionado anteriormente no ALERTA de terça-feira (04/07) pela BaroClima, mantém-se o ALERTA METEOROLÓGICO para um período muito instável no Rio Grande do Sul nos próximos dias! Destacamos que serão DOIS eventos de chuva separados por um curto intervalo de tempo e que favorecerão altos acumulados com elevado risco de danos e transtornos, tais como: alagamentos, inundações, destelhamentos, queda de árvores e postes, queda de barreiras, deslizamentos de terra, entre outros.
O Primeiro Evento
O primeiro eventos esperado ocorrerá entre essa sexta-feira (07/07) e o sábado (08/07) devido a uma frente fria associada a um ciclone extratropical que já está ingressando pelo Sul Gaúcho nessa manhã de quinta-feira (06/07). Este sistema frontal favorecerá a ocorrência de acumulados acima dos 60 mm nas próximas 36/48h nas regiões de Alegrete, São Gabriel, Santa Maria, Caçapava do Sul, Santa Cruz do Sul, Montenegro, Porto Alegre, Barra do Ribeiro, Camaquã e parte do Litoral Gaúcho com risco de alguns alagamentos. Veja, no nosso entendimento, na imagem acima, a área do Estado com maior risco de chuva volumosa. Destacamos ainda que nesse primeiro evento, o risco de temporais é baixo, e o que nos chama a atenção são os volumes de chuva.
O Segundo Evento
Para a semana que vem a preocupação passa a ser maior. O desenvolvimento e avanço de uma frente quente instabilizará muito a atmosfera em grande parte do Rio Grande do Sul. Os índices de instabilidade atmosférica analisados pela BaroClima são condizentes com tempo severo, bem como: queda de granizo, intensa atividade elétrica, vendavais (alguns com potencial destrutivos) e chuva forte a intensa. Esse evento ocorrerá entre os dias 10 e 12/07, podendo a chuva se estender até a quinta-feira (13/07), sendo este cenário de MUITA ATENÇÃO também para os altos acumulados de chuva projetados por alguns modelos, que sugerem chuva próxima de 200 mm (acumulados) entre os Vales, R. Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte por conta de um novo ciclone. Destacamos que possivelmente mais regiões poderão entrar nessa alerta, no qual estamos monitorando e em momento oportuno será atualizado. Veja na imagem acima, no nosso entendimento até o momento, a área do Estado com maior risco de temporais e chuva forte/excessiva.
À respeito de possíveis cheias nos rios para a semana que vem, siga nos acompanhando aqui e nas redes sociais. Compartilhe utilizando as opções abaixo. Previna-se!
BaroClima Meteorologia®