ALERTA: BREVE TRÉGUA E O RETORNO DA CHUVA

 

O cenário é de catástrofe em algumas cidades do Vale do Taquari, onde se registra a segunda maior cheia da história do rio Taquari. Outras cidades do Vales do Caí e dos Sinos também registram cheias. Até o momento, 21 pessoas perderam a vida em decorrência da chuva e das inundações no Rio Grande do Sul. A BaroClima foi pioneira e alertava desde o dia 30/08 sobre o alto risco de chuva excessiva e inundações, o que acabou se confirmando.

Agora, a BaroClima Meteorologia  informa um novo alerta para o Rio Grande do Sul. Áreas de instabilidade irão se formar na Campanha e no Sul gaúcho na noite desta quarta-feira (06/09). Na quinta-feira (07/09), se espalham pelo Estado e cidades que já sofrem com cheias de rios, deverão registrar pancadas de chuva acompanhadas de raios e trovoadas também. Além disso, não se descarta temporais em pontos isolados, assim como a queda de granizo.
Em parte da sexta-feira (08/09) e em parte do sábado (09/09) a região Norte/Nordeste do Estado ainda deve registrar pancadas de chuva.
De maneira geral, a maioria dos municípios deve registrar acumulados de chuva entre 50 e 80 mm até o final do sábado (modelo destacado acima), o que não se descarta possa trazer impactos no nível dos rios que já estão muito acima do normal. Pontos isolados podem superar os 100 mm (principalmente Campanha e Sul).

A preocupação se volta também para a semana que vem, mas esse é um assunto que traremos nos próximos dias.

Modelo INMET utilizado projeta chuva acima de 200 mm até dia 12/09
Compartilhe este post

Notícias Relacionadas

Notícias Recentes

Rolar para cima