A BaroClima alerta para um grande período de instabilidade no Rio Grande do Sul, aliás, mais uma sequência de dias que trarão muitos transtornos aos gaúchos. A atmosfera volta a instabilizar bastante a partir desse próximo domingo (12/11) e a tendência para os próximos 10 dias é preocupante com relação aos volumes de chuva.
A próxima semana terá chuva frequente com elevadíssimos acumulados previstos, sobretudo do centro para o norte, planalto e serra. Por ora, as áreas mais afetadas pela chuva expressiva seriam as regiões de Santa Rosa, Santa Maria, Porto Alegre e RMPOA, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Cruz Alta, Passo Fundo, Soledade, Caxias do Sul e Erechim. Todos os municípios nas redondezas das cidades citadas acima terão graves problemas por conta da chuva.
Os modelos analisados pela BaroClima projetam um cenário de chuva extrema para novembro com graves inundações, visto que a média climatológica para o mês é mais baixa se comparada com outubro. A chuva tende a superar a marca de 250mm com alagamentos, enchentes e sobretudo: deslizamentos de encostas em áreas de relevo íngreme. Veja os detalhes com mapas no vídeo abaixo:
Destacamos ainda, que com o solo extremamente encharcado devido às últimas grandes chuvas no Rio Grande do Sul o nível dos rios subirá mais rápido agravando ainda mais as enchentes. Todos os principais rios do Estado (Uruguai, Antas, Caí, Taquari, Jacuí e Sinos) terão elevação de nível devido ao grande evento de chuva.
Fique atento aos alertas lançados pela BaroClima nas nossas redes sociais nos próximos dias. Curta, comente e compartilhe com seus amigos e familiares.