A BaroClima adverte para o retorno da instabilidade ao Rio Grande do Sul nos próximos dias após calor intenso. A partir dessa sexta-feira (06/12) áreas de instabilidade se formarão na dianteira de uma frente fria com risco de temporais isolados a partir da tarde na maior parte das regiões gaúchas. Antecipamos o grande quadro de instabilidade atmosférica condizente com queda de granizo, rajadas fortes de vento acima de 60 km/h e chuva intensa de forma pontual.
Diferentemente do último domingo quando uma linha de instabilidade pré-frontal cruzou o Estado de forma abrangente, para esse evento conforme já citado a preocupação é, além de temporais de forma mais localizada, a chuva excessiva.
Analisamos com cautela o quadro que se desenha nas próximas 36 a 48h entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina por uma conjunção de variáveis que tenderá a favorecer chuva excessiva com muitos transtornos na metade norte gaúcha e Santa Catarina. Entre essa sexta-feira (06/12) e domingo (08/12) a maioria das simulações computadorizadas utilizadas pela BaroClima indicam acumulados extremos de até 200 mm na METADE NORTE (principalmente em cidades na divisa com Santa Catarina).
Os afluentes e principais rios da R. Metropolitana de Porto Alegre, como Caí, Sinos e Taquari seguem sendo monitorados, mas de acordo com simulações mais atuais, NÃO há risco de cheias para estas bacias. Já na bacia do Rio Uruguai, há grande probabilidade para inundações.
Nesse cenário, há condições para alagamentos, inundações e queda de barreiras sobretudo entre Santa Catarina e Paraná. Salientamos também que a faixa norte gaúcha também tende a receber elevados acumulados até a manhã do domingo (08/12).
Na figura abaixo é mostrada a estimativa de chuva (mm) pelo modelo COSMO do INMET.
Quer ficar sempre por dentro das nossas últimas previsões, notícias e alertas do tempo? A BaroClima Meteorologia convida você a se inscrever no nosso canal do WhatsApp. Inscreva-se AQUI, é totalmente gratuito.