Até quando persistirá a estiagem?

A falta de chuva dos últimos 90 dias no Rio Grande do Sul já fez com que mais de 280 Municípios decretassem situação de Emergência por conta da estiagem. De acordo com a EMATER as culturas de verão foram as mais prejudicadas e os danos são irreversíveis no campo. E ainda de acordo com a Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS a perda na safra passa dos R$ 15 bilhões.

Durante os meses de fevereiro, março e nessa primeira quinzena de abril a chuva mais intensa e volumosa se concentrou entre as Regiões Sudeste, Nordeste e Norte do país, mantendo o Sul com um padrão de déficit de chuva. A figura1 mostra a anomalia de chuva (mm) de 01 a 18/04 elaborada pelo CPTEC. Com destaque para o estado gaúcho onde os desvios com relação à média passam dos 100mm sobretudo do centro para o oeste.

Em torno do dia 27/05 uma frente fria avançará pelo Rio Grande do Sul trazendo chuva, com acumulados podendo ultrapassarem os 50mm em 02 dias em diversas áreas do estado, a estimativa apenas traz um “alívio” ao solo extremamente seco, mas não reverte o quadro da estiagem.

A tendência indica que em maio aos poucos a chuva se torne mais regular no estado, condição esperada após o dia 10/05.

Compartilhe este post

Notícias Relacionadas

RÉVEILLON COM CHUVA?

A Baroclima informa que áreas de instabilidade irão atuar no Rio Grande do Sul entre o dia 31/12 e 01/01, pelo menos…

Ler Mais
Rolar para cima