A estação das flores que terá início às 22h04min nesta quinta-feira será regida igualmente à 2021 pelo Fenômeno La Niña, caracterizado como o resfriamento das águas do Oceano Pacífico na região equatorial. Mas qual o impacto desse fenômeno de grande escala para o clima gaúcho nos próximos meses? Te respondemos na sequência!
A nova estação é conhecida como a transição do inverno, período mais frio para um mais quente, consequentemente temos uma disponibilidade maior de energia na atmosfera, e isso, somado à maior quantidade de umidade, muitas vezes resulta em temporais, não à toa tal condição também é esperada para esse ano. Alguns dias de grande instabilidade que podem resultar em tempestades típicas da estação.
Ainda com relação à precipitação, a Primavera de 2022 tende a seguir uma tendência de déficit de chuva por conta da La Niña, que favorece eventos mais intensos entre o Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil, portanto, no Rio Grande do Sul a tendência é de chuva abaixo da média histórica na estação. Lembrando que isso não isola totalmente o fato de chuvas intensas de verão em curto período de tempo.
Tal estimativa acende um alerta à agricultura e também à questão do abastecimento nas zonas rurais tendo em vista a condição de estiagem entre os meses de novembro e dezembro. Salientamos que quanto mais para o final da estação a condição de falta de chuva aumenta.
Com relação as temperaturas, ainda por conta da La Niña esperamos incursões de ar frio entre os meses de outubro e início de novembro em todo o Rio Grande do Sul. Na região de Santa Maria por exemplo alguns pulsos de ar frio podem trazer temperaturas abaixo dos 10°C por alguns dias ainda. A Primavera também é uma estação em que a velocidade média do vento aumenta, logo as rajadas moderadas de vento leste/sudeste também se farão presentes a partir do fim de outubro.
Por outro lado, se teremos uma atmosfera mais seca, é grande a probabilidade de ondas de calor sobretudo no mês de dezembro com dias de temperatura acima de 35°C.
Em síntese: a estação da flores inicia mais úmida e fria e termina mais quente e seca.