A BaroClima Meteorologia® antecipa um cenário de altíssimo risco para a próxima semana nos estados do Paraná e Santa Catarina, sobretudo na faixa Leste que vai desde Guaratuba até Tubarão (tendendo a variar nas próximas atualizações).
A formação e alinhamento de um vórtice ciclônico (em médios e altos níveis da atmosfera) favorecerá a ocorrência de chuva muito intensa e volumosa com acumulados que tendem a provocar cheias, inundações, transtornos e estragos também em municípios do baixo Vale do Itajaí, incluindo Blumenau, Gaspar e Itajaí.
Alertamos que o relevo favorece a ocorrência de chuva orográfica e volumosa a partir da segunda-feira 28/11, sobretudo entre 29 e 30/11 a condição para estragos aumenta. Reiteramos condições favoráveis para deslizamentos de terra, inundações e bloqueio de rodovias, sobretudo no Litoral Catarinense. A chuva se estende ao longo de toda a semana que vem o que chama muito a atenção e antecipa um altíssimo risco de danos graves em diversas cidades.
Com relação aos volumes de chuva estimados, para 5 dias, algumas modelagens indicam mais de 500mm para a semana que vem e destacamos mais uma vez a condição para transtornos devido aos elevados acumulados que estão sendo projetados.
Na Figura abaixo é mostrada a previsão do modelo americano GFS que estima impressionantes 700mm para a região de Joinville, Jaraguá do Sul e Garuva no Norte Catarinense.
Outros modelos analisados seguem a mesma linha, projetando algo entre 500 e 600 mm nas suas últimas saídas de hoje (23/11), o que igualmente traria graves transtornos caso se confirme.
Não deixe acompanhar aqui e nas redes sociais as próximas atualizações da BaroClima com relação a esse evento extremo para a próxima semana.
Não esqueça de compartilhar e nos seguir.