A BaroClima antecipa um grande período de instabilidade atmosférica no Rio Grande do Sul no início de setembro! Na sexta-feira dia 01/09 o sol aparece entre algumas nuvens em todo o Estado, mas a partir da tarde a chuva avança pela fronteira com a Argentina, Missões, Noroeste e Norte na forma de pancadas com trovoadas.
Durante o fim de semana a chuva persiste devido a frente fria que tende a adquirir característica semi-estacionária, ou seja, a tendência é de que o sistema fique praticamente na mesma localização por vários dias provocando chuva. Somado a isso, sistemas de baixa pressão também manterão o padrão para chuva até a próxima terça-feira.
Destacamos que os volumes previstos para a região central e sobretudo na metade norte gaúcha tendem a serem elevados e superarão facilmente a marca de 100mm em algumas cidades, aliás algumas localidades podem ter a chuva do mês todo em apenas 5 dias. O reforço é para alagamentos, transbordamentos de córregos/rios e até mesmo deslizamentos de terra.
A chuva ocorrerá acompanhada de muitas trovoadas e possível queda de granizo visto a condição e parâmetros de instabilidade que estarão elevados nos próximos dias. Boa parte do Rio Grande do Sul terá chuva diária e com acumulados expressivos.
Pela imagem os tons em rosa indicam chuva superior a 150mm e acima de 200mm isoladamente entre a divisa com Santa Catarina e a Serra gaúcha. A BaroClima reforça o acompanhamento das atualizações nos próximos dias quanto a possível cheia de alguns rios gaúchos a depender da localização da chuva.
Modelagem/imagem: INMET