A Baroclima Meteorologia alerta para um período de tempo muito instável no Rio Grande do Sul. Com o ingresso de ar muito quente em baixos níveis, pressão atmosférica em níveis críticos, abaixo de 1000 hPa em muitas regiões, a atmosfera se tornará extremamente instável nessa terça-feira em quase todo o Rio GRande do Sul. Condições estas que são capazes de gerar rapidamente nuvens de tempestades isoladas, mas muito perigosas, com potencial de gerar transtornos e danos. Portanto, todos os índices de instabilidade atmosférica analisados pela BaroClima são condizentes com tempo severo, bem como: queda de granizo (principalmente!), intensa atividade elétrica, vendavais localizados e chuva moderada a forte.
A chuva deve iniciar já nas primeiras horas da madrugada dessa terça pela Campanha e parte do Sul Gaúcho e rapidamente se estender pelo Centro, Vales, RMPOA, Serra e Litoral Norte. Não se preve chuva contínua, mas sim chance/risco de pancadas/temporais intercalados com momentos de melhoria, presença de sol e ar quente.
Aliás, nesta terça o vento Norte (quente e seco) ganhará muita força sobre o Estado. A maioria das regiões deve registrar rajadas em torno dos 50 km/h, mas locais onde o vento Norte é tradicionalmente mais forte, como no caso de Santa Maria, Serra e pontos dos Vales, as rajadas podem atingir os 80 km/h.
Na quarta-feira o tempo seguirá muito instável em toda metade Sul do Estado, podendo se estender até a região Central, em torno do paralelo 30°, na primeira metade do dia.
Já na segunda metade do dia, a chuva avança em forma de frente fria, com chance de chuva moderada a forte em pontos da região Central, Vales e Metropolitana de Poa.
Já na quinta ainda haveria condições para temporais e chuva moderada a forte, mas limitado ao Norte do RS, principalmente nos arredores de Palmeiras da Missões, Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Vacaria, entre outros.
Não deixe de nos acompanhar no Facebook e no Instagram. Estaremos postando o monitoramento e notícias nos stories dessas redes.
Facebook: @baroclima
Instagram: @baroclimameteorologia