A BaroClima antecipa um cenário de tempo severo para o Rio Grande do Sul nos próximos dias, especialmente entre o domingo e segunda-feira (01 e 02/12). Uma massa de ar quente úmido tropical em conjunto com uma frente fria trarão uma deterioração das condições atmosféricas no domingo após uma tarde quente de alta umidade relativa do ar e sensação de ar abafado. De acordo com análises da BaroClima, os índices de instabilidade atmosférica disponíveis para previsão de tempo severo apresentam alto grau para a ocorrência de vendavais e queda de granizo, que tendem a iniciar até o início da tarde de domingo pela fronteira com a Argentina e Uruguai e no decorrer do dia se espalhando às demais áreas do Rio Grande do Sul, incluindo a Região Metropolitana de Poa. As rajadas de vento podem superar os 80 km/h favorecendo destelhamentos de casas, queda de árvores e postes.
Todas as regiões do Rio Grande do Sul estão no alerta, mas destacamos as regiões Sul, Oeste, Centro, Noroeste e R. Metropolitana de Porto Alegre. Alguns exemplos de cidades incluídas neste alerta: Bagé, Livramento, Pelotas, Dom Pedrito, São Gabriel, Alegrete, Uruguaiana, Santiago, Santa Rosa, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Soledade, Santa Maria, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Guaíba, Montenegro, Canoas e Porto Alegre.
Algumas simulações analisadas são condizentes com ocorrência de tempo severo com potencial destrutivo, supercélulas de tempestade com potencial de microexplosões e até tornados. Além disso, algumas cidades irão registrar acumulados de chuva entre 50 e 100 mm em poucas horas, o que agrava o risco de alagamentos.
Siga nos acompanhando aqui e pelas nossas redes sociais.
Quer ficar sempre por dentro das nossas últimas previsões, notícias e alertas do tempo? A BaroClima Meteorologia convida você a se inscrever no nosso canal do WhatsApp. Inscreva-se AQUI, é totalmente gratuito.