PERIGOSO CENÁRIO DE TEMPO SEVERO NO RIO GRANDE DO SUL

 

A BaroClima, que foi pioneira na antecipação deste perigoso cenário de tempo severo previsto (link 1 do alerta), vem a público reforçar a sua grande preocupação em relação ao tempo para este domingo (01/12) e parte da segunda-feira (02/12/2024).

Uma massa de ar quente úmido tropical em conjunto com um sistema de baixa pressão atmosférica e na sequência uma frente fria que será impulsionada por um ciclone no oceano, trarão uma deterioração das condições atmosféricas no domingo, após uma tarde quente e de alta umidade relativa do ar, com sensação de ar abafado. De acordo com as últimas análises da BaroClima, os diversos índices de instabilidade consultados, apresentam alto grau para a ocorrência de temporais, vendavais, chuva forte, intensa atividade elétrica (raios e trovoadas) e queda de granizo de variados tamanhos. A tendência e que áreas de instabilidade começarão a se formar ainda na manhã deste domingo e ganharão força no decorrer do dia. Inicialmente, as células ou supercélulas de tempestade tendem a se formam no Noroeste, Norte e o Oeste do Rio Grande do Sul, avançando para o Centro, Vales e Região Metropolitana até a noite. Essa instabilidade não afetará todas as cidades, mas uma grande parte delas.

Entretanto, entre a tarde e a noite uma forte frente fria, vinda do Uruguai, irá reforçar essas áreas e instabilizar ainda mais a atmosfera. Destacamos que essa frente fria, por ser ampla, cruzará TODAS AS REGIÕES do Rio Grande do Sul até a madrugada desta segunda-feira (02/12).
A expectativa é que essa frente fria irá formar uma Linha de Instabilidade (LI) que trará enorme risco para vendavais! No geral, são esperadas rajadas de vento entre 60 e 80 km/h, porém, destacamos que em pontos isolados, as rajadas podem superar os 100 km/h, favorecendo destelhamentos de casas, queda de árvores e postes e por consequência, a falta de energia elétrica.

Todas as regiões do Rio Grande do Sul estão no alerta, mas destacamos as regiões Sul, Oeste, Centro, Noroeste e R. Metropolitana de Porto Alegre. Alguns exemplos de cidades incluídas neste alerta: Bagé, Livramento, Pelotas, Dom Pedrito, São Gabriel, Alegrete, Uruguaiana, Santiago, Santa Rosa, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Soledade, Santa Maria, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Teutônia, Camaquã, Guaíba, Montenegro, Caxias do Sul, Canela, Canoas e Porto Alegre.

Algumas simulações analisadas são condizentes com ocorrência de tempo severo com potencial destrutivo, supercélulas de tempestade com potencial de microexplosões e até tornados em pontos ISOLADOS. Além disso, algumas cidades irão registrar acumulados de chuva entre 50 e 100 mm em poucas horas, o que agrava o risco de alagamentos. Até mesmo 130 a 150 mm não podem ser descartados isoladamente em algumas cidades entre o Centro e o Norte Gaúcho.

Não aconselhamos atividades ao ar livre no domingo. Eventos com estruturas frágeis como estandes, lonas, divisas plásticas, telhas de zinco, etc, correm grande risco de estragos e destruição. Não se coloque em risco, em caso de temporal iminente, procure um abrigo seguro. PREVINA-SE!

Siga nos acompanhando aqui, pelo nosso canal no WhatsApp e pelas nossas redes sociais.

Quer ficar sempre por dentro das nossas últimas previsões, notícias e alertas do tempo? A BaroClima Meteorologia convida você a se inscrever no nosso canal do WhatsApp. Inscreva-se AQUI, é totalmente gratuito.

Compartilhe este post

Notícias Relacionadas

Rolar para cima