Uma enchente histórica com graves inundações e perdas está sendo observada na Bacia do rio Caí, a chuva excessiva observada entre a sexta-feira (17/11) e o sábado (18/11) sobretudo na cabeceira da Bacia fez com que a vazão aumentasse rapidamente favorecendo enxurradas e alagamentos.
Mas a pergunta que todos devem estar se fazendo: Quando cessa a chuva? Entre essa segunda-feira (20/11) e a terça-feira (21/11) o tempo permanecerá firme entre a Serra e Região Metropolitana, mas a notícia ruim é que a chuva retorna na quarta-feira (22/11) devido a uma frente fria. Este sistema terá força e abrangência suficiente para favorecer uma redução da velocidade de nível do rio Caí.
Os acumulados médios projetados pela BaroClima ficariam na casa dos 30mm, ou seja, diante do cenário gravíssimo em que se encontra Montenegro e São Sebastião do Caí, por exemplo, toda essa chuva tende a manter a situação nos municípios do Vale complicada.
A chuva persiste até a manhã da quinta-feira (23/11), mas com menor intensidade. Além disso, salientamos ainda, que, por enquanto não há uma janela de tempo seco de pelo menos 7 dias consecutivos. Em outras palavras, o cenário meteorológico para os próximos dias é de extrema atenção no Rio Grande do Sul.