Atenção! Um novo período de muita instabilidade começou, e não deve cessar tão cedo. Os eventos intensos e frequentes dos últimos meses são reflexo do Fenômeno El Niño, que atua com intensidade forte e influencia fortemente no regime do chuva do Rio Grande do Sul durante a Primavera.
Nos próximos dias a tendência é de chuva em Santa Maria e região, teremos até alguns períodos de melhora como no sábado (11/11) com aberturas de sol, mas a condição predominante de tempo vista pela BaroClima é da manutenção da chuva.
Destacamos que na próxima semana (13 a 17/11) frentes frias em conjunto com sistemas de baixa pressão favorecerão eventos intensos e com temporais isolados. Os acumulados no somatório dos próximos 6 a 8 dias em Santa Maria pode superar a marca de 150mm. Esse cenário trará transtornos à grande parte do Rio Grande do Sul na semana que vem.
Especificamente para o centro gaúcho a tendência é de pancadas de chuva com trovoadas pelo menos até o dia 20/11, esse padrão favorecerá chuva muito acima da média para a época do ano conforme antecipávamos nos últimos dias.
Com relação as temperaturas, se prepare! O abafamento, famoso mormaço será muito intenso entre essa sexta-feira (10/11) e o domingo de Romaria (12/11). Devido à alta umidade relativa do ar e a atmosfera extremamente instável será sentido muito mais calor do que realmente marcará o termômetro.
As temperaturas entram em declínio a partir da semana que vem com marcas até abaixo da média climatológica para novembro.