A BaroClima Meteorologia reforça o ALERTA divulgado ainda na semana passada (AQUI) para o Rio Grande do Sul devido ao risco de temporais e chuva volumosa.
A maior preocupação é com o volume de chuva que os modelos analisados pela BaroClima projetam. O cenário preocupa para novas cheias no Estado, e dessa vez o risco maior é para a Metade Sul gaúcha, região de Pelotas, Pinheiro Machado, Rio Grande devem ultrapassar os 150 mm somente entre hoje (11/09) e quarta (13/09). Dado que essas cidades já registram na semana passada entre 100 e 150 mm com alagamentos, essa chuva projetada tende a agravar a situação.
Uma frente fria ganhará força no decorrer desta segunda-feira (11/09), iniciando pela Campanha, Oeste e Sul do Estado. Entre o fim da segunda e a terça-feira, a chuva/temporais tendem a atingir também a região central – Santa Maria, onde há risco de alagamentos.
No entendimento da BaroClima, as cidades com maiores riscos são: São Gabriel, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Rosário do Sul, São Sepé, Bagé, Piratini, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, Dom Pedrito, Pinheiro Machado, Santana do Livramento, Alegrete e Santa Maria. Cidades e localidades menores próximos dessas citadas também estão no alerta.
Até o final da quarta-feira (13/09) ou início da quinta, várias cidades do Oeste, Centro, Campanha e Sul gaúcho estarão com acumulados entre 150 e 200 mm, com pontos isolados em torno de 250 mm.
Preocupam, quanto a cheias, os rios: Vacacaí, Ibicuí, Santa Maria e Jacuí na região Central. Na região Sul e Oeste a preocupação são os rios: Piratini, Camaquã, Quaraí e Ibirapuitã entre outros arroios e córregos.
Destacamos ainda que essa mesma frente fria também tende a provocar chuva moderada a forte, entre terça e quinta-feira, na região dos Vales, já fortemente atingidas na semana passada. A chuva pode vir acompanhada de temporais e granizo!
Acompanhe nossas previsões e alertas nos próximos dias e fique sempre informado antecipadamente.
Modelagem/imagem: INMET