REFORÇO NO ALERTA PARA CHUVA EXCESSIVA E TRANSTORNOS NO RIO GRANDE DO SUL

 

A BaroClima Meteorologia reforça o alerta anterior emitido no dia 25/04 para chuva excessiva nos próximos dias em grande parte do Rio Grande do Sul.
Neste sábado (27/04), diversas cidades já registraram problemas devido à chuva forte e temporais. Na Região Metropolitana de Porto Alegre o acumulado bateu os 100 milímetros em Portão e 95 milímetros em Montenegro. Em outras cidades, como no caso de São Gabriel e Quaraí, a chuva registrada ficou entre 140 e 180 milímetros. Santa Cruz do Sul foi atingida por forte temporal e até mesmo um tornado ocorreu em São Martinho da Serra, região Central do Estado (veja no nosso Instagram aqui).

Diante desse cenário que se espera, de grandes acumulados de chuva em poucos dias, continua alto o risco para transtornos e enchentes de rios no Estado. Estão no nosso alerta os rios com nascentes na Metade Norte (Serra, Vales e Região Metropolitana de Poa) e também alguns da Região Central. As projeções continuam indicando mais acumulados entre 150 a 200 milímetros na maioria das regiões e cidades, algumas entre 200 e 300 mm e isoladamente entre 300 e 350 milímetros são esperados. Esse cenário é projetado entre os dias 29/04 e 07/05, mas boa parte da chuva ocorreria até o próximo final de semana, ou seja, em apenas 5 a 7 dias.
Veja a projeção de alguns modelos numéricos consultados:

Fonte: INMET

Alertamos também para transtornos como alagamentos em área urbanas e rurais, transtornos nas estradas, como queda de barreiras e deslizamentos de terra, transbordamento de arroios, córregos e açudes e até mesmo risco de cheias de rios, como já citado.

Portanto, nos próximos dias, seguiremos monitorando atentamente e novas análises poderão ser divulgadas aqui no site.

Fique de olho nas próximas atualizações aqui e em nossas redes sociais.

Quer ficar sempre por dentro das nossas últimas previsões, notícias e alertas do tempo? A BaroClima Meteorologia convida você a se inscrever no nosso canal do WhatsApp. Inscreva-se AQUI, é totalmente gratuito.

Compartilhe este post

Notícias Relacionadas

Notícias Recentes

Rolar para cima