A BaroClima Meteorologia atualiza e reforça o ALERTA para chuva forte, volumosa e excessiva nos próximos dias no Rio Grande do Sul.
A chuva acumulada desde ontem (01/09) já se aproxima ou mesmo ultrapassa os 100 mm em pontos do Noroeste Gaúcho, como no caso de Santo Cristo com 120 milímetros e Santa Rosa com 110 milímetros. Outras cidades variam entre 70 e 90 mm de acumulados.
Preocupa muito o período entre o domingo e a segunda-feira, quando a chuva se espalha por quase todo o Estado e ganha muita força, tendendo a ser forte a torrencial e acompanhada de raios e trovoadas. Várias cidades podem registrar a média histórica do mês em apenas 1 ou 2 dias. Cidades que já registraram altos acumulados desde ontem (01/09) a situação irá se agravar. Alerta-se para alto risco de alagamentos e transtornos em áreas urbanas, incluindo Porto Alegre e região, transbordamentos de córregos/arroios/rios e até mesmo deslizamentos de terra e encostas (principalmente em Vales e Serras). O vento também tende a ganhar força e pode soprar com rajadas entre 60 e 90 km/h devido ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão atmosférica e o avanço de uma frente fria.
Veja abaixo a projeção de alguns modelos numéricos utilizados pela BaroClima. Grande parte do território gaúcho será atingido pelas fortes chuvas. Praticamente todas as cidades registrarão nos próximos dias acumulados acima de 100/150 mm e grande parte delas entre 200 e 300 mm. Chama a atenção a possibilidade de alguns pontos do Noroeste/Centro/Norte registrarem até impressionantes 450 mm.
Como já dito, a chuva torrencial deve trazer alagamentos e inundações, algumas repentinas, em áreas urbanas e rurais. Jamais tente atravessar um trecho alagado!
A BaroClima Meteorologia estará em alerta e monitorando a situação dos principais rios do Rio Grande do Sul, na qual há elevado risco para cheias.
Todos os direitos reservados®. Ao compartilhar, compartilhe o link ou cite a fonte.