REFORÇO NO ALERTA PARA TEMPORAIS LOCALIZADOS E CHUVA EXCESSIVA NO SUL DO BRASIL

 

A BaroClima Meteorologia já vem desde essa quinta-feira (05/12) alertando sobre um perigoso cenário meteorológico previsto para hoje e próximos dias no Sul do Brasil. Veja o que esperar em cada região e Estado com os detalhes abaixo:

TEMPORAIS

Nesta sexta-feira (06/12) áreas de instabilidade se formarão na dianteira de uma frente fria com risco de temporais isolados a partir do final da manhã na maior parte das regiões gaúchas. Portanto, todas as regiões do Estado, incluindo a R. Central e Metropolitana de Porto Alegre, estão neste alerta. Como a temperatura estará alta, ultrapassando os 30°C na maioria das regiões, cresce o risco de tempestades, principalmente a partir da tarde. Em muitas cidades a sensação térmica atingirá valores próximos ou acima dos 40°C, causando grande desconforto.
Diferentemente do último domingo quando uma linha de instabilidade pré-frontal cruzou o Estado de forma abrangente, para esse evento conforme já citado, o destaque será para temporais de forma mais localizada (e não tão amplo).
Antecipamos também que este grande quadro de instabilidade atmosférica é condizente com queda de granizo, rajadas fortes de vento acima de 60 km/h e chuva forte de forma pontual.

CHUVA EXCESSIVA

Analisamos com cautela o quadro que se desenha nas próximas 24 a 72h entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina por uma conjunção de variáveis que tenderá a favorecer chuva excessiva com muitos transtornos entre Santa Catarina e Paraná.
Entre essa sexta-feira (06/12) e a próxima segunda (09/12) uma frente fria semi-estacionária associada a uma ciclogene irá causar chuva excessiva e grandes transtornos entre esses Estados do Sul do Brasil. A maioria das simulações computadorizadas utilizadas pela BaroClima indicam acumulados extremos entre 200 e 300 mm, não se descartando até 400 mm em pontos isolados.
Nesse cenário, há condições elevado risco para alagamentos urbanos e rurais, inundações de córregos, arroios e rios, queda de barreiras e transtornos em rodovias. Não descartamos que o cenário possa ser semelhante aos estragos e transtornos de novembro de 2022 ocorrido entre Santa Catarina e Paraná, com grandes quedas de barreiras e interdição de estradas.

A área do Rio Grande do Sul com maior preocupação quanto aos altos acumulados de chuva é a Metade Norte Gaúcha, especialmente a divisa com Santa Catarina. Cidades como Santa Rosa, Frederico Westphalen, Nonoai, Tenente Portela, Erechim, Três Passos, Palmeira das Missões estão no alerta para chuva forte e excessiva entre sexta e domingo (08/12). Outras cidades da Metade Norte gaúcha podem registrar chuva excessiva mas de forma muito pontual. As demais regiões do Rio Grande do Sul, como já informado, a maior preocupação é quanto aos temporais desta sexta-feira (06/12).

 

RIOS DO RIO GRANDE DO SUL

Destacamos ainda que os afluentes e principais rios da R. Metropolitana de Porto Alegre, como Caí, Sinos , Taquari, Gravataí e Guaíba seguem sendo monitorados, mas de acordo com simulações mais atuais, NÃO há risco de cheias para estas bacias. Já na bacia do Rio Uruguai, há grande probabilidade para inundações.

Quer ficar sempre por dentro das nossas últimas previsões, notícias e alertas do tempo? A BaroClima Meteorologia convida você a se inscrever no nosso canal do WhatsApp. Inscreva-se AQUI, é totalmente gratuito.

Compartilhe este post

Notícias Relacionadas

Notícias Recentes

Rolar para cima