Santa Maria registrou a maior temperatura do ano nesse domingo (17/12). As máximas atingiram 40,4°C na estação meteorológica do Perpétuo Socorro na Zona Norte da cidade e 40,2°C na estação meteorológica do Tecnoparque na Zona Oeste. O desconforto térmico máximo foi de 50,2°C às 14h02.
E depois de um fim de semana escaldante em Santa Maria e na região central, com temperatura máxima que superou os 40°C na cidade universitária, a semana inicia com mudança na condição do tempo.
Uma frente fria avança nessa segunda-feira (18/12) com chuva e risco de temporais na região central gaúcha, as rajadas de vento podem superar a marca dos 80km/h com estragos, o sistema frontal também favorecerá a ocorrência de muitas descargas elétricas. Salientamos que o risco de temporais é elevado pelo encontro da frente fria com a massa de ar extremamente quente que cobria o Rio Grande do Sul.
Na terça-feira ( 19/12) a nebulosidade persiste e a chuva ocorre com intensidade fraca intercalada com momentos de céu encoberto. No decorrer da semana, pelo menos até a quinta-feira (21/12) a nebulosidade persistirá devido ao vento leste/sudeste. No decorrer da semana a condição para chuva reduz gradativamente, e o risco maior de tempestades é nessa segunda-feira.
As temperaturas caem significativamente e o calor intenso se despede. Nos próximos dias as máximas passam a ser bem mais agradáveis, dentro da média para o mês de dezembro.