O “Segundo Evento” – O Alerta Meteorológico

 

O Rio Grande do Sul entra em um período crítico no ponto de vista meteorológico. Conforme a BaroClima Meteorologia está alertando desde a semana passada, os próximos dias exigirão muita atenção.
O cenário é muito favorável a tempo severo no RS, principalmente na Metade Norte que inclui os Vales, a Serra, a R. Metropolitana e Litoral.
Os índices de instabilidade atmosférica analisados pela BaroClima são condizentes com tempo severo, bem como: temporais, queda de granizo, intensa atividade elétrica, vendavais isolados (alguns com potencial destrutivos) e chuva forte a torrencial em alguns momentos. Outros riscos como queda de barreiras e deslizamento de encostas estão incluídos, principalmente na Serra.

Nossas mais atuais estimativas para a chuva acumulada até o final da quinta-feira variam entre 100 e 150 mm na maior parte das cidades de toda metade Norte gaúcha, especialmente Serra, Vales, R. Metropolitana e Litoral Norte, até o Centro-Sul gaúcho. Pontos isolados podem ter até 200 mm. Volumes estes que somados aos outros 100 a 150 da semana passada (veja aqui) podem resultar entre 250 a 350 mm em apenas uma semana.
Diante desse cenário, o risco é elevado para alagamentos, inundações de arroios, córregos e rios. Preocupa principalmente os rios Caí, dos Sinos e Taquari devido ao fato de já estarem acima do nível normal.

Não bastasse a chuva forte e volumosa, bem como os temporais previstos, ainda teremos o vento ocasionado pelo ciclone extratropical que irá se formar entre a quarta e a quinta-feira. Nesse momento, projeta-se rajadas máximas entre 60 e 80 Km/h em grande parte do Estado principalmente entre a noite de quarta e o final da manhã de quinta-feira. Pontos do Litoral Norte e da Serra podem registrar rajadas próximas de 100 km/h. Por se tratar de ventos de ciclone, soprarão por horas seguidas (variando de intensidade) o que traz enorme risco para problemas na rede elétrica, queda de árvores e postes, entre outros danos e transtornos.

Siga nos acompanhando aqui e nas redes sociais para possíveis atualizações/reforços nos alertas.

Compartilhe utilizando as opções abaixo.

Previna-se!

BaroClima Meteorologia®

Compartilhe este post

Notícias Relacionadas

Notícias Recentes

Rolar para cima